Saúde

Hospital de campanha pode ser solução para superlotação do PS do Husm

Maurício Araujo

O Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) sugeriu que seja montado um hospital de campanha para atender pacientes até a conclusão da obra da Central de UTIs sobre o Pronto Socorro. A estrutura provisória, junto ao Husm, evitaria que pacientes e funcionários do PS tivessem de ir a outro hospital.

Conforme o chefe da Divisão de Gestão de Cuidados do Husm, Salvador Penteado, a alternativa já foi oficializada ao Ministério da Defesa, mas, até a noite desta segunda-feira, nada estava definido.

Outras possibilidades estão sendo estudadas pelo Husm e 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ªCRS), entre elas, a que levaria 30 leitos de retaguarda ao Hospital Casa de Saúde, que já manifestou interesse em recebê-los.

— Ter um hospital de campanha aqui, ao lado do Husm, facilitaria para os pacientes e funcionários, pois não precisariam se deslocar até outro hospital — explica o chefe da Divisão.

Ainda nesta segunda-feira, Penteado salientou que o PS do Hospital Universitário está superlotado. Ele pede às secretarias dos municípios da região que somente encaminhem pacientes que não conseguem ser tratados nas suas cidades.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Para os recém-chegados ao Ensino Superior apresentamos: UFSM e Unifra

Próximo

Dicas para manter sua (nova) casa limpa e organizada

Geral